Dois meses em Arraial do Cabo: nova vida no Caribe brasileiro

*Por Bárbara Fonseca

O dia nasce e, sonolenta, esfrego os olhos para ver a paisagem que salta, como um descanso de tela do computador, à janela do ônibus. Desperto depois de uma madrugada na estrada. O corpo, incômodo, já reclama. Só queremos chegar ao nosso destino. É nesta hora, contudo, que o cansaço cede lugar ao encantamento quando consigo, por fim, mirar com precisão o que há ao outro lado do vidro. Azul é o que vejo. Um mar de azul turquesa, azul de cinema, azul como uma miragem.

Daquele dia para cá, passados pouco mais de dois meses desde que chegamos a Arraial do Cabo (RJ), não há ocasião em que não sinta encantamento pela cidade. Das praias paradisíacas à gentileza do povo cabista, este pequeno município da Região dos Lagos tem atributos de sobra para fazer apaixonar aquele que chega e deixar saudade em quem vai.

E é aqui, no chamado caribe brasileiro,  que Eric e eu decidimos viver mais uma experiência no litoral do país. Depois de passar três meses em Maracaípe (PE) (leia os posts aqui), é hora de compartilhar as histórias deste município de pouco mais de 29 mil habitantes localizado a 170 quilômetros do Rio de Janeiro, vizinho de Búzios e Cabo Frio. Nos próximos posts, vou contar sobre o nosso dia a dia por aqui e dar dicas a você quer vir à cidade e prová-la de uma maneira diferente.

20170911_141402
Pesca artesanal é uma das principais fontes de renda da cidade

Mas o que estamos fazendo aqui, afinal?

Enquanto tenha o privilégio de fazer escolhas, viver perto do mar será  sempre a primeira opção. Com esse plano em mente, começamos a pesquisar localidades no litoral onde pudéssemos trabalhar e alugar uma moradia. Foi quando Arraial do Cabo saltou aos nossos olhos: uma cidade turística, pequena e rica em belezas naturais.

Tomada a decisão, viajamos para cá sem referências ou conhecidos na cidade (passadas algumas semanas, descobriria que um velho colega, a quem não via há uns dez anos, tem um hostel aqui). Munidos de nossas quatro bagagens, desembarcamos na rodoviária de Arraial em uma segunda-feira ensolarada, no início de setembro.

Estava apreensiva com relação a trabalho, mas já na segunda semana por aqui fui contratada para o cargo de recepcionista em um hotel à beira mar. A jornada de trabalho vai de 7h às 15h20, o que me permite aproveitar a praia, principalmente agora com o horário de verão. Paralelamente – e conforme me permita o tempo –  sigo fazendo freelas na área de comunicação, além, é claro, de escrever para o blog.

Já o Eric veio motivado pela fama de Arraial como um dos principais destinos de mergulho no Brasil. São cerca de 30 pontos de mergulho, que vão de cinco a 45 metros de profundidade. Além de rica vida marinha (destaque para as tartarugas) e ótima visibilidade, as possibilidades de mergulho aumentam com a presença de embarcações naufragadas, algumas do século 19.

G1014884G1165148

G1105003
Águas cristalinas e rica vida marinha fazem de Arraial do Cabo um dos principais destinos de mergulho no Brasil

Onde estamos vivendo

O turismo em Arraial do Cabo é recente.  Ao contrário de suas vizinhas Búzios, famosa por sua badalação,  e Cabo Frio, cidade-polo da Região dos Lagos, Arraial ainda tem estrutura turística limitada, com poucas opções para viajantes mais exigentes.

Creio que o déficit de hotéis e pousadas para atender a alta demanda de visitantes na cidade acabou sendo suprida pelo aluguel de casas, hoje uma das principais fontes de renda de boa parte dos moradores. Basta ver a quantidade de construções que despontam na paisagem local. O que não faltam são puxadinhos e lajes para onde quer que se olhe.

Se, por um lado, a atividade tem contribuído para o aquecimento da economia, por outro dificultou a vida de quem quer um aluguel fixo na cidade, seja nativo ou forasteiro. Nós que o digamos. Foram muitos “nãos” e propostas absurdas de aluguéis até encontrarmos a dona Josefa em nosso caminho. Nativa de Arraial do Cabo, esta senhora de fala mansa é a responsável por hoje vivermos em uma casinha simpática e a preço justo no Morro Boa Vista, comunidade de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

DCIM100GOPROGOPR4254.

20170917_174447
Mirante do Boa Vista, de onde se vê o pôr do Sol na Praia Grande, é um dos pontos turísticos da cidade

Por que estamos apaixonados por Arraial do Cabo?

As praias de areia branca e fina,  águas cristalinas e emolduradas por montanhas, são motivos fortes para que a cidade tenha arrebatado nosso coração. Mas não é só isso. Arraial do Cabo tem diferenciais que a destaca de outros municípios litorâneos. Um deles é a facilidade de acesso às praias, que além de lindas, são seguras e democráticas.

A gentileza das pessoas daqui também é um ponto alto. Dizer bom dia é algo corriqueiro entre desconhecidos. Se você pede uma informação, geralmente a conversa rende e, quando percebe, a pessoa está te acompanhando ao seu destino.

Já recebemos convite para aniversário de recém-conhecidos em uma banca de revista. Outro dia, no meu aniversário, a argentina dona de uma lanchonete me presenteou com um churros. Os pescadores distribuem peixe àqueles que os ajudam a puxar a rede. São pequenas demonstrações de cordialidade que, por aqui, felizmente, não são raridade.

Aliás, também não é raro também ver prosa de vizinhos na calçada, crianças jogando bolinha de gude na rua, a quadra de futebol do bairro sempre cheia, namorados em banco de praça. E, para trazer diversidade e, de certa forma, quebrar um pouco esta calmaria, a cidade recebe grande fluxo de estrangeiros.

Cada dia tem sido uma surpresa que, a partir de agora, irei dividir com vocês. Do pôr-do-Sol daqui na comunidade aos endereços para comprar cerveja barata, o que não vão faltar são dicas e histórias desta nova aventura. Fique de olho nos próximos posts e me siga no Instagram para não perder a viagem: @barbara_possoprovar

E se você tem dicas ou quer informações sobre Arraial do Cabo, me envie uma mensagem! Vamos conversar =)

20170913_171411
Vista do Morro da Cabocla
20170920_104301
Pesca se torna uma atração nas praias locais. Quem ajuda ganha um peixe
20170928_140647
Uma das muitas trilhas que há na cidade: visual de tirar o fôlego
21992930_10155752811424694_4006680254058052883_o
Praia do Forno: cor da água surpreende quando vista de perto (Foto: Henrique Caetano)
Anúncios

2 comentários em “Dois meses em Arraial do Cabo: nova vida no Caribe brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s