Praia da Graçainha: uma dica que vale ouro em Arraial do Cabo

Por Bárbara Fonseca

É domingo de manhã, o relógio nem marcou 7h, mas o movimento já começou na Prainha. De um lado, uma família se organiza na montagem de uma tenda na areia. Do outro, crianças correm atrás de uma bola, enquanto os pais abrem as cadeiras e conferem o isopor. Uma van estaciona na rua e dali sai um grupo jovens, todos já em traje de banho. Ambulantes e garçons dos quiosques móveis se preparam para começar a caça a clientes.

Com a chegada do verão, essa é uma cena típica na primeira praia de Arraial do Cabo, logo na entrada da cidade. Bairro residencial, repleto de imóveis para locação por temporada, a Prainha reúne uma série de atributos que explicam sua popularidade: é de fácil acesso, a água é tranquila e cristalina (além de ter a temperatura agradável), e o espaço é democrático, sem a invasão de mesas e cadeiras de quiosques na areia.

Desde que viemos morar em Arraial do Cabo (você pode ler esta história aqui ), caí de amores pela Prainha. Gosto do clima de lá, além de ser onde trabalho. Mas o motivo principal para o lugar ser um dos meus favoritos em Arraial do Cabo se chama Graçainha. Trata-se de uma pequena praia formada no pé do morro que separa a Prainha da Praia do Forno, cujo acesso se dá por uma trilha curta, de dificuldade baixa.

O local revela seus encantos já no caminho, com mirantes para fotos incríveis ao longo dos cerca de 5 minutos de trilha. Achar o caminho é simples. Basta seguir até o final da Prainha, pelo lado direito. Ao chegar no pé da montanha, já será possível ver a trilha, que está bem marcada até o final.

Ao chegar ao destino, a surpresa fica por conta da formação de pedras e árvores que oferecem uma espécie de sala de estar com vista privilegiada para o mar turquesa. Um alento para quem não tem guarda sol e sofre com a falta de sombra natural nas praias da cidade.

G1115634
Um dos mirantes do caminho
G1155680
Trilha de dificuldade mínima dá acesso à Graçainha
25317368_1590328861013203_1309014765_o
Árvores e sombra: ponto para a Graçainha

Na água, o destaque não poderia ser outro senão este animal simpático que povoa as praias de Arraial do Cabo: a tartaruga. É de impressionar a quantidade de exemplares que podem ser vistas nas praias daqui de Arraial do Cabo, sobretudo na Graçainha. E nem é preciso mergulhar em águas profundas para apreciar as tartarugas. Da areia e, até mesmo, da trilha é possível deleitar-se com a aparição do animal.

Já para quem quer nadar lado a lado destes bichos, passar por meio de cardumes, se encantar com corais, ouriços e outras espécies da fauna marinha, o snorkling é programa que vale a pena ser incluído no roteiro. Caso você não tenha o material para mergulho livre, a Caribe Point  , que fica na Prainha mesmo, oferece um serviço completo com equipamento próprio, instrutor, além de serviço de vídeos e fotos.

G1005442

G0955353

25323387_1590327737679982_1283342693_n

DCIM100GOPROG1055598.

Para mergulhar ou, simplesmente, entrar na água, o melhor horário para ir à Graçainha é pela tarde. Isso porque, na parte da manhã, geralmente ocorre a tradicional pesca com rede no local. A atividade, fonte principal de renda para muitas familias da cidade, também é espetáculo bonito de se ver, porém impossibilita o acesso à água nesta praia.

Lembrando que a Graçainha não possui nenhuma estrutura, nem mesmo lixeiras (alô, Prefeitura!). Por isso, tenha consciência e ajude na preservação deste

G1075613

E você, já conhece a Graçainha? Que outra dica incrível você tem para dar de Arraial do Cabo? Para ler mais histórias como esta, me siga no Instagram (@barbara_possoprovar) e não perca os posts do blog.

3 comentários em “Praia da Graçainha: uma dica que vale ouro em Arraial do Cabo

  1. Tive o prazer de conhecer essa maravilha de praia, Graçainha, vale ouro realmente. A paisagem é linda,
    a vegetação nativa, bem rústica resumindo : é linda!!!!!!!! Sou prova viva!!!!!!.

    <

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s